top of page
Buscar

O estudante pode contribuir com a previdencia social?

  • Foto do escritor: Flavia  Ribeiro Nassar
    Flavia Ribeiro Nassar
  • 10 de dez. de 2022
  • 1 min de leitura

13:09

Estudantes, bolsistas e estagiários, remunerados ou não, podem desde que tenham 16 anos ou mais, se inscrever no Regime Geral de Previdencia.

Caso queiram se tornar segurado do INSS e ter todos os direitos de um segurado garantido, basta que contribuam ao Regime Geral de Previdencia, na condição de segurado facultativo.

Lembrando que, facultativo é todo aquele cidadão que não possui a obrigação de contribuir para a previdencia social, partindo de si a escolha em realizar as contribuições.

Já em questão de valores, existem três possibilidades para o pagamento: o comum, que é na aliquota de 20% sobre o salario de contribuição ou o simplificado que é de 11% do salario de contribuição, lembrando que, a contribuição nunca deve ser sobre valores inferiores ao salario minimo nacional. E como ultima opção, aquele estudante que preenche os requisitos de baixa renda, pode contribuir com a aliquota de 5% sobre o salario minimo federal.

Para o contribuinte facultativo os beneficios concedidos são: aposentadoria por idade ou invalidez, auxilio maternidade, reclusão e beneficios por incapacidade.

 
 
 

Commenti


whats logo.jpeg

CONTATE-NOS

Rua Vereador Arlindo Chemin, 50, Sala 7, Térreo - Edificio Ilha de Manhatan, Centro, Campo Largo/PR.

Tel: (41) 9.9796-0805 / (41) 3810-1720

flavia@ribeironassar.adv.br

Obrigado por enviar!

​​​​© 2022 Flávia Ribeiro Nassar Advocacia 

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page